×

Antônio Balestrin: os benefícios do golfe

Antônio Balestrin: os benefícios do golfe

28/10/2020
Antônio Balestrin: os benefícios do golfe

Antônio Balestrin (médico ortopedista, especialista em ombro e joelho e golfista amador) aborda os benefícios da prática do golfe e o preparo para desempenhar bem este esporte.

 

Quais os benefícios da prática do golfe para o corpo? Ele é indicado para qualquer faixa etária?

O golfe pode ser praticado em qualquer idade, dos 3 aos 90 anos, quer como mera atividade de lazer ou como esporte profissional.

A principal atração do golfe reside na descontração que o caminhar de buraco em buraco proporciona, num ambiente ao ar livre, verde e repousante. A pessoa percorre distâncias de 5 a 10 quilômetros, ao longo de 4 ou 5 horas, o que, como exercício físico, é fantástico.

Os benefícios para a saúde são evidentes. Clínicos de todo o mundo são unânimes em indicar o golfe para pessoas que possuam problemas cardíacos, falta de oxigenação sanguínea e muitos outros males, cuja terapêutica inclua uma boa caminhada, respirando ar puro.

Por outro lado, a pessoa não precisa ser, necessariamente, um atleta para praticar golfe. O esporte desenvolve a elasticidade do corpo, bem como a concentração mental.

 

E como prevenir as lesões e se preparar para desempenhar melhor o esporte?

Para os jogadores de golfe de meia idade ou para aqueles acima dos 50 anos, é importante a realização de atividade de flexibilidade de tronco e reforço da musculatura abdominal e lombar. O golfe não é um esporte que exige força; ele exige resistência muscular e muita elasticidade. Exercícios para o tronco e cintura escapular prevenirão as lesões mais comuns, que são as lesões de estresse nas costelas e as lombalgias.

A paz e a tranquilidade de um campo de golfe são excelentes para combater o estresse. O verde, a água, o sol, a brisa e o canto dos pássaros são apenas alguns dos componentes que relaxam o golfista e que o levam a querer praticar sempre mais.

Compartilhe