×

Daniela Granzotto: exercício físico, saúde mental e objetivos realistas

Daniela Granzotto: exercício físico, saúde mental e objetivos realistas

28/10/2020
Daniela Granzotto: exercício físico, saúde mental e objetivos realistas

Entrevista exclusiva com Daniela Granzotto, Doutora em Psicologia Clínica:

 

Qual o impacto do exercício físico para a saúde mental?

Estudos mostram que o exercício proporciona benefícios significativos para a saúde física, emocional e social. Ele aumenta a qualidade de vida e ajuda as pessoas a desenvolverem a confiança de que podem alcançar novas metas mais desafiadoras.

Há uma elevação da autoestima, incluindo uma percepção de estar mais atraente fisicamente. Também previne o declínio cognitivo, ajuda os ansiosos a relaxar e fornece mais energia e capacidade produtiva.

 

De fato, a atividade física auxilia no alívio do estresse físico e mental. Inclusive, pode até reduzir os sintomas de pessoas diagnosticadas com depressão. Em certos casos, o exercício pode ser tão eficaz quanto a medicação para pacientes com depressão.

 

Com todos estes benefícios, por que muitas pessoas têm dificuldade em incluir o exercício no seu cotidiano?

Do ponto de vista psicológico, a autoimagem e a autoestima das pessoas contribuem tanto na decisão de começar quanto de se manter em uma atividade física.

As pessoas que têm uma estima baixa e se acham incompetentes são mais propensas a não se exercitar. As pesquisas mostram que o fator psicológico mais importante associado com a aderência ao exercício físico é a autossuficiência, ou seja, a confiança da pessoa na sua capacidade de fazer o exercício de modo consistente.

Na comparação entre as pessoas que não se exercitam regularmente com as que mantêm atividade constante, verificou-se que o primeiro grupo apresenta dificuldade em antecipar os resultados positivos e prazerosos do exercício. Muitas vezes, esse é o caso das pessoas que sofrem de depressão.

De fato, as pessoas com baixa autoestima, incluindo as inseguras, são mais propensas a parar o exercício físico. Há uma tendência em colocar menos valor nos benefícios de tal atividade. Além disso, verificou-se que essas pessoas, geralmente, são preocupadas com a habilidade ou com a falta de habilidade física, demonstrando dificuldade em alcançar as metas traçadas. Nesse sentido, encontramos aqueles casos de indivíduos que buscam perder muito peso por meio do exercício físico e, se não alcançam a meta, provavelmente abandonam a atividade regular.

 

Desse modo, ressalto a importância de traçar objetivos realistas para aderir a um programa de atividade física que seja duradouro na vida. Personal trainers devem auxiliar seus alunos a identificarem as barreiras, discutindo como superá-las.

Meu conselho para quando você for fazer exercício físico: ?Eu farei exercício porque eu quero, porque me faz bem e porque eu valorizo este tempo para mim?.

Compartilhe