×

Marcus Ziegler: importância da avaliação ortopédica

Marcus Ziegler: importância da avaliação ortopédica

28/10/2020
Marcus Ziegler: importância da avaliação ortopédica

Marcus Ziegler, Cirurgião de Coluna do HSL PUCRS e Mestre em Gerontologia, aborda a importância de uma avaliação ortopédica, as lesões mais comuns em quem pratica atividade física e o papel da orientação multidisciplinar.

 

Antes de iniciar uma atividade física, a pessoa deve fazer, necessariamente, uma avaliação ortopédica?

Geralmente, se o esporte faz parte da vida da pessoa desde a infância, a avaliação não é mandatória, salvo se houver alguma alteração identificada pelo indivíduo durante a prática física. Mas se a atividade não faz parte da rotina, se for iniciada mais tarde, considero importante uma orientação médica. Durante uma avaliação ortopédica, o profissional irá escutar queixas pré-existentes e relacionar com o exame físico, a fim de eliminar tais queixas ou prevenir lesões.

 

Quais são as lesões mais comuns em quem pratica atividade física?

As lesões variam conforme a atividade física praticada, mas queixas de lesão em joelhos, quadris e região lombar são as mais recorrentes.

 

Na sua experiência clínica, observa diferença entre as pessoas que praticam uma atividade física orientada e aquelas que praticam sem qualquer orientação?

A boa orientação multidisciplinar é fundamental para um melhor rendimento e aproveitamento do exercício. Poucos têm a disciplina e os devidos cuidados sem o auxílio profissional. Assim, certamente, os que não seguem orientação apresentam mais lesões.

Compartilhe